quarta-feira, 29 de julho de 2009

Projeto folclore:Minha identidade cultural

Público alvo: Projeto destinado aos alunos da educação Infantil e das séries iniciais.

Data de inicio: 01/08/2009

Duração prevista: Aproximadamente 20 dias

Data do evento: 22 de agosto

Envolvidos:Professores do primário, coornedador.

Criação do projeto: Rosinéia Silva Ribeiro (Rose Sireibom)




Tema: Minha identidade cultural



Justificativa:

Mula-sem-cabeça, Saci-Pererê, boi tatá, lobisomem, Iara. Quem no auge dos seus vinte e poucos anos não ouviu a mamãe, a vovô, o vovó ou até mesmo outras pessoas contarem história de seres fantásticos? Ou ate mesmo ouviu canções de ninar como o boi da cara preta? Quem não brincou de amarelinha, bolinha de gude, pipa, boneca de pano, esconde-esconde ou até mesmo um bom pega-pega?
E hoje do que realmente as nossas crianças brincam?
As respostas estão claras diante de tantas tecnologias que tanto contribuem para o esquecimento das origens e tradições dos nossos antepassados, e foi pensando nisso que o projeto MINHA IDENTIDADE CULTURAL, visa o resgate e a valorização da cultura popular e dos valores da nossa gente, garantindo assim a preservação dessas tradições para as futuras gerações

Objetivo geral:
Resgatar as tradições e valores dos nossos antepassados para as futuras gerações.

Objetivos específicos:

• Conceituar a palavra FOLCLORE;
• Resgatar os saberes populares dos nossos antepassados;
• Valorizar a cultura popular
• Descobrir as manifestações culturais de um povo;
• Ler, recontar e ilustrar, lendas, parlendas, adivinhas, provérbios, Etc;
• Incentivar o gosto pela leitura, pelas artes, música, dança;
• Pesquisar elementos folclóricos na sua localidade tais como: comidas típicas, danças, brincadeiras, ervas medicinais, entre outros;
• Conhecer importância do folclore na vida de um povo
• Participar de atividades folclóricas, reconhecendo e respeitando as diferenças culturais;
• Apreciar as atividades escolares relacionadas ao folclore;

Procedimentos
1ª semana- Mitos e lendas
• Saci-pererê
• Mula-sem-cabeça
• Iara
• Lobisomem
• Vitória régia
• Curupira
• Boitatá
• Outros
• Boto

2ª semana- Parlendas, quadrinhas, frases folclóricas, adivinhas, trava-linguas, etc.;
• O doce da batata doce (trava-lingua)
• Dirigido por mim guiado, por Deus (frase de pára-choque de caminhão)
• Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, chegou minha vez
Sete, oito, comer biscoito
Nove, dez, comer pastéis. (parlendas)
• O que é o que é feito para andar e não anda?
Resposta: a rua (Adivinha)
• Sou pequenino Do tamanho de um botão Carrego papai no bolso E mamãe no coração (quadrinha)



3ª semana- 1-Brinquedos e brincadeiras ervas medicinais e comidas típicas
Amarelinha
• Pega-pega
• Estilingue (Bodoque-popular badoque)
• Pipa
• Bolinha de gude
• Esconde-esconde
• Pião
• Boneca de pano
• Outros

2-Comidas típicas e ervas medicinais- Pode ser trabalhado com a 3ª e 4ª série

• Pé de Moleque
• Bolo de Batata Doce
• Bolo de Fubá
• Quindim
• Mungunzá
• Canjica
• Pamonha
• Maria Mole
• Feijoada
• Pão de Queijo
• Churrasco
• Arroz de Carreteiro
• Carne de Sol e charque
• Buchada de Bode
• Sopa de Girimum

4ª semana- 1-Músicas e danças folclóricas
• A Linda Rosa
• Cai-Cai Balão
• Capelinha de Melão
• Caranguejo
• Ciranda Cirandinha
• Escravos de Jó
• Eu sou Pobre, Pobre
• Marcha Soldado
• Peixe Vivo
• Samba Lelê
• Sapo Cururu
• Se esta rua fosse minha
• Terezinha de Jesus
• Atirei o Pau no Gato
• A Canoa Virou
• Fui ao Itororó
• A Barata
• O Cravo brigou com a Rosa
• O Meu Boi Morreu
• Carneirinho, Carneirão
• Ai, Eu Entrei na Roda
• De Abóbora Faz Melão
• O Trem de Ferro


2-Danças folclórica- Pode ser trabalhado com a 3ª e 4ª série
• Quadrilha
• Pau de fitas
• Samba
• Xote
• Frevo
• Reisado
• Carimbo
• Outros


Atividades previstas durante o projeto
• Recorte e colagem.
• Dobraduras.
• Pintura.
• Cruzadinha.
• Músicas.
• Receitas
• Caça-palavras
• Atividades de Português
• Atividades de Matemática.
• Confecção de brinquedos.
• Leitura pelo professor de lendas, parlendas, quadrinhas, etc.
• Leitura pelo aluno relacionado ao folclore.
• Recitação de provérbios e frases folclóricas.
• Campeonato na sala de adivinhas e trava-línguas.
• Confecção de murais das lendas folclóricas.
• Criação de trava-línguas com o nome dos colegas.
• Completar trava-línguas iniciados pelo professor.
• Pesquisar e escrever trava-línguas.
• Fazer ilustração de trava-línguas, parlendas, quadrinhas e outros.
• Montar trava-língua, quadrinhas, parlendas e outros com palavras recortadas de jornais, revistas e outros.
• Fazer mímicas para adivinhar trava-linguas.
• Trabalhar com trava-línguas, parlendas, quadrinhas e outros de maneira fatiada.
• Montagem de texto fatiado sem intervenção do professor.
• Pesquisar receitas em casa.
• Completar atividade com letras faltosas.
• Trabalhar com lista de palavras.
• Descobrir outras palavras a partir da palavra ditada pelo professor.
• Descobrir a palavra a partir da mistura de letras.
• Reescrita de palavras utilizadas nas parlendas, quadrinhas, trava-linguas e outros.
• Confecção de cartazes das lendas pelos alunos para o dia da exposição final.
• Presença do avô, avò, pai ou mãe de aluno pra contar histórias de folclore.


Produto final

Manhã com diversas apresentações folclóricas

• Campeonato de trava-linguas
• Campeonato de adivinhas
• Corrida de saco
• Ovo na colher
• Dramatizações de cantigas de roda
• Dramatização das lendas.
• Exposição dos trabalhos artesanais confeccionados durante o projeto
• A hora do “o que é o que é”. Quem acertar ganha um pirulito e quem errar paga prenda.
• Concursos de pipas (a pipa mais bonita, a pipa que voa mais alto).
• Presença do avô, avò, pai ou mãe de aluno pra contar histórias de folclore.
• Barraquinha de jogos (amarelinha bolinha de gude, pião, pula-corda, outros)
• Se possível barraquinha com comidas típicas do folclore.

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